2/12 Livro: O Hobbit – J. R. R. Tolkien

O segundo (na realidade é terceiro, mas o segundo que vou comentar aqui) livro do ano é “O Hobbit”. Terminei de lê-lo semana passada, mas só tive tempo (e empenho) de escrever algo hoje.

O_hobbit

Confesso que na época em que todos os meus amigos estavam lendo “O Senhor dos Anéis” eu me assustava com o tamanho de tal obra, que provavelmente tenham ficado algumas sequelas, e, desde então nunca havia me interessado em ler nada do Tolkien.

Porém, tudo isso mudou quando eu vi o filme. Achei a história e o mundo tão legais e envolventes que já saí à procura do livro. O legal de ter visto o filme antes de ler é que com o andamento da leitura, as imagens que eu formava na minha cabeça já apareciam mais completas, assim como os personagens e suas respectivas vozes e entonações.

Então, quando comecei  a ler, percebi que o mundo criado por J. R. R. Tolkien é repleto de diferentes criaturas e cenários, cada um com suas particularidades, que são detalhadas com o decorrer da narrativa. A história também é contada detalhadamente, com dados históricos pra deixá-la mais compreensível e – pelo menos pra mim – com aquele gostinho de “quero mais”. Outro fato que me surpreendeu e que contribuiu para que eu quisesse ler todos os livros do Tolkien de uma vez só, foi a leveza da leitura. Antes, imaginava que, por ser uma obra complexa, seria super difícil de se ler. Mas não é. O modo com que foi escrito te deixa caminhar pela narrativa com suavidade e descontração, fazendo com que você avance na leitura mais do que esperaria.

Gostei muito e considero a compra do livro um ótimo investimento. Já engatei com o primeiro livro d”O Senhor dos Anéis”, só queee, como o que eu tenho é em inglês e o meu tempo livre ficou um pouco reduzido, não faço ideia de quando conseguirei terminá-lo. Mas, vamo que vamo que a lista de livros pra ler aqui tá ficando cada vez maior!

E vocês, já viram o filme e/ou leram o livro? O que acharam?

Beijinhos!

Anúncios

16 comentários sobre “2/12 Livro: O Hobbit – J. R. R. Tolkien

  1. Eu li o livro há muitos anos atrás e amei! Tolkien é um dos meus autores favoritos. Embora O Senhor dos Anéis seja mais conhecido e mais reverenciado, eu acho O Hobbit bem melhor quando o quesito é escrita. Como você disse, a leitura é leve, parece que você está ouvindo alguém contar uma história mesmo. Eu amo O Hobbit, um dos meus livros favoritos. Eu vi o filme também e adorei. Ao contrário de você, eu não gosto de ter as imagens do filme na minha cabeça quando leio, por isso sempre prefiro ler o livro antes de ver o filme. Você vai gostar de Senhor dos Anéis, prepare-se para viciar em Tolkien!

    1. Eu me surpreendi mesmo com esse tom mais leve de leitura, realmente não esperava que o Tolkien fosse assim, por isso demorei tanto pra ler algo dele (: hehe
      Com certeza vou viciar sim!
      Beijos!

  2. É importante lembrar que O Hobbit foi escrito com o público alvo sendo infanto-juvenil, que é o que torna a leitura tão leve… O que você vai encontrar no Senhor dos Anéis é um pouco mais detalhes que vão precisar de um pouco mais de concentração! Se você chegar a se interessar pelo Silmarillion vai notar que é o livro mais pesado de todos :P
    Beijo!

  3. Um dos melhores livros que já li. Um final trágico, mas muito “real”. Tolkien não fez canções de ninar, embora tenha começado de forma infantil. Fala-se muito das comidas, o que deveria chamar atenção do público jovem.
    Vi o filme depois do livro e achei bem detalhado também. Peter Jackson consegue captar cada detalhe.

    O Senhor dos Anéis não consegui terminar (abandonei o livro no Brasil), mas quando tiver tempo vou retomar a leitura =)
    Eu tbm pensava que O Senhor dos Anéis era um livro enorme e hoje tem A Song of Ice and Fire, onde cada livro tem algumas centenas de páginas.
    Belo post, Ludi!

    A.

    1. E eu que comecei o Senhor dos Anéis em inglês agora, mas me assustei com o tamanho do prólogo?! haha Mas conta tudo detalhadinho o mundo e tal… to adorando já, vontade de ler tudo dele!
      E as Crônicas de Gelo e Fogo eu ainda to precisando tomar muuuita coragem, mas também tenho vontade de ler. Você já leu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s