M. C. Escher e sua magia

DSC07327

Fazia muito tempo já que eu queria fazer esse post, mas sempre acontecia algo e eu não escrevia nada.

Pois bem, agora ele vai sair! Recentemente ocorreu aqui em Curitiba a exposição “A Magia de Escher”, no Museu Oscar Niemeyer. Assim que soube, já fiquei com vontade de ir, pois conheci o trabalho do artista quando eu tinha uns 12, 13 anos, e desde lá virei fã. Mas é claaaaro que só consegui ir ver a exposição no último dia, num belo domingo de sol em ~Chuvitiba~

Um pouquinho sobre Escher

Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972) nasceu em Leeuwarden, nos Países Baixos, e é considerado um dos maiores artistas gráficos modernos. Se você acha que nunca viu nada dele, provavelmente está enganado, só ainda não sabe que tal gravura é de sua autoria.

Ele é bastante conhecido mundialmente por representar construções impossíveis, gerando ilusões de ótica geniais, tudo com muita qualidade técnica e estética, o que faz com que cada obra sua seja surpreendente.

Durante o período em que esteve em atividade, Escher deixou 448 litografias, xilogravuras e gravuras em madeira, além de mais de 2000 desenhos e esboços.

Sobre a exposição

De acordo com o curador, Pieter Tjabbes, só existem três coleções do artista no mundo. As obras de Escher são muito raras e muito procuradas. Intitulada “A Magia de Escher”, a exposição contou com 85 obras, dentre as quais gravuras originais, desenhos e fac-símiles, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos, saindo direto do acervo da coleção da Fundação Escher na Holanda.

Pra tornar tudo ainda mais interessante, a exposição traz interatividade para o público, fazendo com que este experiencie uma série de momentos que permitem desvendar os efeitos óticos e de espelhamento presentes nas obras do artista.

~

Depois de toda essa informação, nada melhor que ter um gostinho de como realmente foi. Consegui fotografar bastante lá, o ambiente todo pedia por fotos! (:

DSC07240

DSC07246

DSC07260

DSC07281

DSC07288

DSC07291

As fotos clássicas que estão em todos os facebooks dos curitibanos:

DSC07305

DSC07306

Sem PS pessoal (; haha

Quem quiser ver o restante das fotos, tem no Flickr ^^

Espero que tenham gostado! Beijos *:

*as informações foram retiradas do site do MON, e do site oficial do artista.

Anúncios

4 comentários sobre “M. C. Escher e sua magia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s