A verdadeira magia de Harry Potter! ϟ

potterhead allert

 

Talvez muita gente ainda não saiba, mas lembra daquela brincadeira que estava rolando no face, onde você deveria listar os dez livros que mais te marcaram? Então, o Facebook contabilizou as respostas e adivinha o primeiro lugar da maioria dos usuários? A saga Harry Potter!

Tanto na lista brasileira quanto na americana, a criação de J. K. Rowling lidera as escolhas. Curioso pra saber os outros livros? Dá uma olhadinha aí:

Lista brasileira

1 – Harry Potter – J.K. Rowling
2 – A Culpa é das Estrelas – John Green
3 – O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
4 – A menina que roubava livros – Markus Zusak
5 – A Cabana – William P. Young
6 – Caçador de Pipas – Khaled Hosseini
7 – Jogos Vorazes – Suzanne Collins
8 – A Seleção – Kiera Cass
9 – Coração de Tinta – Cornelia Funke
10 – Bíblia

Lista compilada pelas respostas dos Estados Unidos e Reino Unido

1 – Série “Harry Potter” – J.K. Rowling
2 – O Sol É Para Todos – Harper Lee
3 – O Senhor dos Anéis – JRR Tolkien
4 – O Hobbit – JRR Tolkien
5 – Orgulho e Preconceito – Jane Austen
6 – Bíblia
7 – Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
8 – Trilogia Jogos Vorazes – Suzanne Collins
9 – O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger
10 – As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis

Potterheads à parte, mas essa lista me deixa com uma ideia na cabeça: o quanto a cultura de leitura está esquecida ou só está sendo retomada atualmente no Brasil. Enquanto na lista estrangeira estão obras mais clássicas e quase que “obrigatórias” para os amantes do mundo dos livros, os brasileiros ainda preferem obras recentes, best sellers, e de linguagem atual.

Por outro lado, perceber que Harry Potter (com exceção de O Pequeno Príncipe e, lógico, a Bíblia) é a obra mais antiga da lista, me parece que a saga foi uma significativa introdução ao universo da leitura entre os brasileiros. É uma conclusão que daria uma boa discussão, e claro que essa ideia brotou aqui justamente pelo fato de que comigo foi assim. Desde pequena gosto de ler e, me lembro ainda que na educação infantil, adorava quando chegava o “dia da biblioteca”, onde podíamos escolher qualquer livro e ficar com ele durante um mês inteiro!

Mas foi somente num Natal, lá pelos anos 2000, que eu ganhei “Harry Potter e a Pedra Filosofal” da minha madrinha e me aventurei em um livro que era repleto de palavras sem nenhum desenhozinho sequer! Pasmem que levei um mês inteiro para lê-lo, mas com 11 anos até acho que tá na média…

E realmente, foi a primeira vez que eu percebi que um mundo novo se abria juntamente com cada virada de página, que a riqueza de detalhes me proporcionava uma imersão num universo que me acompanhava também na minha imaginação, muito depois de já ter fechado o livro.

E é essa a magia do Harry Potter que eu vivo todo dia ainda, a cada passeio de bobeira numa livraria/biblioteca, a cada escolha da próxima leitura e na sensação de estranheza que surge quando eu simplesmente não estou lendo livro algum.

Alguém mais é assim também? ♥

E me contem se vocês já leram alguns dos livros das listas!

Beijos! *:

Listas retiradas do G1

13 comentários sobre “A verdadeira magia de Harry Potter! ϟ

  1. esses potters (_\|/_) são metidos! ahuhauahuaha
    no mundo todo existem essas obras que são quase sempre a porta de entrada para o mundo da leitura (HP, tolkien, etc) e na minha pré-adolescência eu não me interessei por nenhuma dessas… acho que por isso hoje em dia não tenho o hábito / a paciência de ler!
    mas apesar disso reconheço a importância e a qualidade da série (e também por influencia da senhorita huauahua

    beijop!

  2. Eu li Harry Potter na sétima série com um certo preconceito de pirralha metida a alternativa e adorei! Depois eu li muito, muitos clássicos etc. Acho que não colocaria Harry Potter na minha lista, mas admito que para mim ele não perderá a sua graciosidade!

    1. Obrigada!
      Eu ainda alterno entre os clássicos e os que estão mais na modinha, sem contar que volta e meia me dá vontade de ler aqueles bem melosinhos, tipo Nicholas Sparks mesmo, sabe?! haha
      O importante é não parar de ler!
      *:

  3. Vim aqui achando que era post do parque! Hahaha
    Mas HP é mais do que especial pq antes dele eu odiava ler! :O
    E com ele eu virei uma booklover que fica triste quando não tem tempo de ler…:(
    E além do mais, graças a ele, algumas amizades me foram proporcionada!!! *-*

    1. hahaha FAIL
      Mas livro é tudo de bom, só me dá tristeza também de ficar querendo comprar um monte e vê-los todos acumulados na estante :/
      Mas o post sobre o parque vou deixar mais pra frente, ainda mais porque tem muuuuita foto! xD

  4. Ludi, você é um gênio..você tá certa. Acho q o povo só começou a ler depois que lançaram Harry Potter. Você sabia q a J. K. lá foi a primeira escritora a ficar milionária por escrever livros? Ela revolucionou a cultura literária…E agora todo mundo quer fazer best sellers tbm…adorei o post…acho q nunca tinha parado pra pensar neste assunto…
    Um super beijo!
    http://www.bipolaridadefeminina.com.br/

    1. Obrigada! hehe
      Eu comecei a pensar nisso pois comigo foi assim, e também porque via muita criança pequena lendo HP.
      E não sabia não que ela tinha sido a primeira! que orgulho dela <3
      Beijos!

Deixe um comentário

