Noite de 31 de outubro pede…

um bom filme de terror? Nem sempre…

Pra mim, essa data sempre esteve associada a três coisas: Dia da Reforma Luterana, dia de folga (estudei toda a vida em colégio luterano, então, na data da Reforma não tínhamos aula) e Dia das Bruxas (coisa que me encanta desde pequena). Portanto, 31 de outubro era alegria triplicada!

Pra quem pulou as aulas de História, a reforma remete à data em que Martinho Lutero pregou as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg. Essas teses criticavam diversos pontos vitais da doutrina católica na época (século XVI), como a venda de indulgências. Esse momento foi determinante na história, pois através dele, a aproximação das pessoas com a igreja se tornou maior, já que os cultos passaram a ser ministrados em língua nacional, assim como algumas obras também foram popularizadas, não mais sendo exclusivas do clero e suas interpretações.

1ª dica -Filme “Lutero“. Assista e pense no que a trama representa. Fica o trailer pra ter um gostinho ^^

 

Como essa data também me faz lembrar a época de escola e querer ficar à toa curtindo a folga, a próxima dica é a seguinte:

2ª dica -Lanchinho da noite: pegue duas tigelas, uma garrafa térmica e um guardanapo. Na primeira, encha de pipoca e na segunda, de biscoito ou de frutas (dependendo da necessidade de cada um xP ). Na térmica, coloque refrigerante bem gelado e vá para a frente da TV. Deixe tudo preparado para não precisar se mexer nas próximas duas horas e…

O Dia das Bruxas, então, pode ter tido sua origem já com os celtas, quando eles comemoravam o início do Samhain, que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e o início do inverno, considerada “a estação da escuridão e do frio”. No século 9, o papa institui que o Dia de Todos os Santos fosse transferido para o dia 1 de novembro. E aí surge a palavra Halloween, derivada de “all hallows eve”, ou “véspera do Dia de Todos os Santos”.

Outro fato interessante sobre essa data, como comemoração de uma festa popular, é que ela se enquadra com diversas outras festividades, ao considerar os opostos presentes no mundo (assim como o Carnaval, que vem logo antes do período de quaresma); portanto, pode-se dizer que também é um lembrete de que tudo em nossa vida segue um equilíbrio.

Assim,…

3ª dica -Quando eu era pequena, meu pai me levava toda sexta feira na locadora. Periodicamente, eu alugava um título em questão, e normalmente tinha que me deparar com a pergunta da atendente: “Você já alugou esse, sabia?” E sim, eu sabia.

Hellooooo, Salem! My name is Winifred, what’s yoooours?

Independente do que vocês fizeram/forem fazer, o importante é aproveitar e pensar que existe muita coisa importante que deve ser considerada nesse dia. Mas a comemoração sempre será positiva quando, ao final, trouxer memórias boas ^^

M3367S-4507

Esse ano, meu 31 de outubro vai passar batido, já que fiquei investindo na minha ansiedade de falar em público por causa da apresentação da monografia que tenho amanhã cedo.

E vocês? Planejaram algo de diferente?

Beijos! *:

Algumas informações foram tiradas do Mundo Estranho e do Brasil Escola.

3 comentários sobre “Noite de 31 de outubro pede…

Deixe um comentário

