Minha coleção de câmeras

A fotografia sempre foi algo pelo qual me interessei. Nunca fiz nada profissionalmente (não que não tenha vontade), mas desde pequena me lembro de ter uma câmera na mão em datas especiais, viagens ou em casa mesmo.

Como tenho dificuldade em me desfazer de certas coisas, resolvi começar uma coleção de câmeras fotográficas, começando com as que eu já tinha. Fora essas, apenas outras duas foram “compradas”, pois a maioria veio chegando a mim de uma forma ou de outra. Hoje, vou mostrar um pouquinho delas (:

Essa foi a minha primeira. Devo ter ganhado quando tinha uns 8 ou 9 anos, mais ou menos. Ela é da marca Sunny (que eu nunca ouvi falar), bem simples e bem “mecânica”, tanto que nem pilha não tinha. Era só encaixar o filme, bater uma foto, girar aquele disco (que tem do lado do adesivo de brigadeiro) pra virar para a próxima pose, bater outra foto, girar,…

No fim, também precisava enrolar o filme todo novamente, tomando muuuito cuidado pra garantir que estava tudo dentro do rolo antes de abrir e mandar revelar.

Nessa imagem, a de trás é a Sunny, que ainda dava pra dar uma choradinha depois que “acabavam” as poses. Tinha vezes que eu comprava um filme com 12, mas ainda conseguia girar e bater uma 13ª foto, ou, pelo menos, metade (só podia ter certeza depois de pegar as fotos, alguns dias depois). Depois dela, tive uma Yashica MG Motor (a do meio), que fazia tudo isso automaticamente e até tinha flash! Não lembro quando a ganhei, mas usei até 2005. A partir disso, meu presente de 15 anos foi a Samsung Digimax 301, minha primeira digital. Ela me rendeu diversas fotos emo!

Cinco anos depois, comprei uma Sony Cyber-Shot DSC-HX1, de superzoom, que foi quando eu comecei a, de fato, me interessar pela fotografia e não apenas por tirar fotos.

Ela acabou ficando com meu pai quando comprei a minha atual. Assim, passamos para a outra “categoria”, que são as câmeras dele, que há alguns meses passaram a fazer parte da minha coleção também.

Aquela primeira é uma Olympus Trip 35, que, pelo que eu vi, foi uma das melhores câmeras compactas lançadas nos anos 60. Temos muitas fotos de viagens, aniversários, zoológicos,… com ela. Mas, pra falar bem a verdade, nem lembrava que ela existia. Tenho na memória que meu pai queria tanto uma Canon que, quando conseguiu comprar, só tinha olhos para ela. E é com essa EOS 5000 que mais lembro dele tirando fotos de tudo. Ela tem funções manuais e eu tenho muita vontade de usar ela qualquer dia (assim que achar onde ainda vende filme… Alguém de Curitiba pode me dar uma dica?).

Em 2014, meu pai comprou a minha Sony, pois ele estava querendo uma mais “moderna” e eu, juntando dinheiro para comprar uma DSLR.

E essas foram as próprias. Agora, vou passar para algumas das adquiridas por conta da coleção.

Que amorzinhos, né?!

A primeira, da esquerda, é uma Unicamatic da Fotobras, fabricada em Curitiba. Foi lançada entre as décadas de 50 e 60. Ganhei de aniversário do meu irmão. Ele também havia me dado, algum tempo antes, a que está na direita, que não faço ideia da marca/modelo, mas o estilo e o material dela é bem semelhante a que está no meio, que eu também não consigo identificar e buscar nada sobre :/

Tenho também uma Pentax Spotmatic F, lançada em 1973, que pertenceu à mãe do meu sobrinho. Acredito que ainda dê pra achar diversos acessórios dela, e, assim como a Canon, também tenho curiosidade em usar.

Já a segunda, Kodak Instamatic X-15, era da minha mãe. Acho ela bem gracinha! Não tem flash embutido, mas existiam flashs descartáveis, em formato cúbico, então cada face tinha uma luz. Você usava uma vez e pronto, já partia para outra.

Tenho essa Tron bv-100, que minha mãe comprou pra mim na feirinha do Largo da Ordem e mais uma Kodak Instamatic 11, presente do meu marido.

Falando em presente de marido, quase esqueço a Polaroid 300. Não considero ela como parte da coleção, pois ainda uso bastante até (tirando o fato de que temos que economizar o filme, né).

E, pra finalizar, a Canon T3i, meu filhotinho, xodó, que só me dá alegrias… em um de seus primeiros cliques:

O que acharam? Quais já conheciam? Se alguém souber mais informações de algumas delas, me contem (;

 

9 comentários sobre “Minha coleção de câmeras

  1. Que lindas,Ludeee!!!
    Que saudade que me deu agora…meu vô adorava tirar fotos tb…era tipo eu…só que ele fazia valer os 36 filmes…e eu aproveitava no maximo uns 2!
    A gente vai ficando velho e a saudade vai virando melancolia! 😝

  2. Deu até um pouquinho de inveja. Lindas suas câmeras. Acho o máximo como cada modelo tem sua personalidade própria. Tirar fotos é uma delícia. Parabéns por cada uma.

Deixe um comentário

